One In Tech PT - Programas de promoção da igualdade de oportunidades e de acesso à tecnologia

Sobre o One In Tech PT

One In Tech - O que é?

Programas de promoção da igualdade de oportunidades e de acesso à tecnologia

 

One In Tech - Missão:

Procurar construir um mundo digital saudável e, ao mesmo tempo, seguro e acessível a todos

Três grandes iniciativas:

  • We Lead Tech
  • She Leads Tech
  • Young Leaders in Tech

We Lead Tech

Criando caminhos para alcançar uma força de trabalho diversificada racial e culturalmente

O Projeto WeLeadTech destina-se à capacitação de grupos - que, devido preconceito ou exclusão racial ou cultural, se encontram pouco representados na industria tecnológica –para adquirirem competências de liderança, ser ou tornar-se mentores, adquirir orientação na carreira profissional e atingir certificações, conduzindo a uma maior equidade na área tecnológica. Atualmente, 83% dos executivos na área de tecnologia são caucasianos. Estudos indicam que a Inteligência Artificial promove a discriminação e acentua as desigualdades por ser maioritariamente desenvolvida por homens caucasianos.

She Leads Tech

Criando caminhos para alcançar uma força de trabalho livre de preconceitos de género

O programa SheLeadsTech tem como objetivo capacitar as mulheres, muito sub-representadas na força de trabalho de tecnologia, não apenas para acederem a carreiras de tecnologia, mas para permanecerem na área, em posições de liderança e alcançando o seu mais elevado potencial. As mulheres são perto de metade de toda a força de trabalho no mundo, mas representam apenas 31% na área de tecnologia. Essa percentagem é de apenas 22% em cargos de liderança e desce para 13% como Tech chief executive.

Sendo um programa destinado a impulsionar o movimento das mulheres para as áreas de tecnologia, o SheLeadsTech disponibiliza recursos, networking, programas de mentoria, eventos educacionais e outros criados para apoiar e capacitar as mulheres a participar e a liderar nas carreiras associadas às áreas onde a ISACA atua.

O programa SheLeadsTech pretende envolver aliados homens, mulheres, Academic Advocates, patrocinadores e mentores, destinando-se também às equipas de RH no sentido de promover a linguagem inclusiva, começando pelas descrições das tarefas.

 

Isabel Pedrosa

Isabel Pedrosa (https://www.linkedin.com/in/isabel-pedrosa/ ) é a Embaixatriz deste programa no ISACA Lisbon Chapter.

Caso pretendam entrar em contacto: ipedrosa@iscac.pt/ipedrosa.iscac@gmail.com

Younger Leaders in Tech

Preparar a nova geração para serem cidadãos digitais saudáveis

Young Leaders In Tech procurará fornecer às crianças com poucos recursos o conhecimento e as competências para as ajudar a evitar riscos online, maximizar oportunidades online e exercer todos os seus direitos no mundo digital.

O fecho das escolas expôs uma elevada desigualdade no acesso aos meios digitais. A falta de conhecimento em plataformas digitais afetou praticamente todas as famílias e professores, devido à falta de conhecimento sobre o ensino online.

50% das crianças diz ter sido exposta a cyber bulling e 10-12% diz que está exposta de forma permanente.

58% dos jovens adolescentes não considera perigoso colocar informação pessoal online e 92% tem o seu perfil com o seu nome e dados verdadeiros.