Press Releases

SEGURANÇA

CIIWA e ISACA debateram desafios do presente e futuro da cibersegurança
Lisboa, 25 de junho de 2019 - Academia Militar

A confiança no mundo digital, a segurança da informação e a nova estratégica nacional para a cibersegurança, foram alguns dos temas debatidos no evento realizado pela CIIWA e pelo ISACA Lisbon Chapter, numa sessão que celebrou a parceria entre as duas organizações.

 

 

Mais de meia centena de pessoas, associados e não associados, participaram ativamente no evento “Session Ciber. Desafios & Parceria de Futuro”, promovido e organizado em conjunto pela CIIWA e pelo ISACA Lisbon Chapter, e que debateu os desafios do presente e do futuro da cibersegurança, como a soberania e segurança da informação nas organizações nacionais.
O evento celebrou ainda a parceria entre as duas organizações associativas, a qual foi estabelecida no final de junho. “A realização de eventos, como este, e a promoção de ações de formação complementares que acrescem valor às organizações e aos participantes, são dois dos principais eixos de atuação que materializam a parceria”, salientaram as organizações.
 
Realizado nas instalações da Academia Militar, parceiro da CIIWA, o evento iniciou-se com a intervenção de Bruno Marques, vice-presidente da Direção da CIIWA, que destacou a importância desta parceria, e convidou os presentes à reflexão de temáticas atuais e pertinentes como o pensamento sistémico, o valor da informação e as vantagens competitivas para as organizações, bem como a relevância da liderança colaborativa.
Por seu lado, Gonçalo Cadete, vice-presidente do ISACA Lisbon Chapter, destacou as áreas que poderão fazer crescer esta parceria, dando a conhecer a realidade do que é hoje esta organização, a nível nacional e mundial, os seus objetivos e prioridades e sobretudo os domínios de atuação, com destaque para a ferramenta COBIT.



CIBERSEGURANÇA
A sessão prosseguiu com a intervenção (keynote) de Paulo Moniz (Diretor de Segurança da Informação da EDP/CISO Deputy e membro da Direção da CIIWA), que centrou a sua apresentação no que considerou ser verdadeiramente novo neste domínio: “a confiança no mundo digital”, que importa ser trabalhada pelas diferentes organizações, independentemente da sua dimensão e do sector a que pertencem.
A segunda intervenção (keynote) pertenceu a Nuno Perry, Membro do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço e também membro da Direção da CIIWA, tendo apresentado uma reflexão em torno da nova estratégia de cibersegurança 2019/2023,
recentemente publicada em Diário da República. Salientou, nomeadamente, a necessidade de serem desenvolvidos vínculos e realizados compromissos políticos entre os diversos atores para a sua implementação.
A sessão terminou com um debate com a participação de Paulo Moniz, Nuno Perry e Gonçalo Cadete, ao qual se juntou Bruno Horta Soares, presidente do ISACA Lisbon Chapter. Moderado por Idalécio Lourenço, membro da Direção da CIIWA, o debate teve a participação muito ativa da mesa de oradores, bem como dos participantes na assistência.
 
OUTROS DESAFIOS
A governação da cibersegurança, o recurso ao outsourcing, a gestão de crises no ciberespaço, a definição e âmbito do que são Serviços Essenciais (e Operadores de Serviços Essenciais) e a distinção entre Infraestruturas Críticas de Informação e Infraestruturas Críticas, foram alguns de entre outros temas que mereceram a intervenção da mesa e dos participantes.
 
SOBRE A CIIWA
Criada em 2008, e contando com cerca de 300 associados, a Competitive Intelligence & Information Warfare Association (CIIWA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é o desenvolvimento de uma comunidade e de uma rede de conhecimento entre entidades, especialistas e consumidores interessados nestas temáticas. Tem por missão promover o estudo, a discussão e a divulgação das temáticas de Competitive Intelligence e da Guerra de Informação. Pretende ainda contribuir para a sua evolução na perspetiva de aplicação para fins de desenvolvimento económico e social.
 
SOBRE O ISACA LISBON CHAPTER
Desde 2010 em Portugal, o ISACA Lisbon Chapter conta atualmente com mais de 200 membros e cerca de 170 profissionais certificados, incluindo CISA, CISM, CRISC, CGEIT e CSX. Em termos mundiais conta com cerca de 140.000 membros distribuídos por 180 países.
 
Para mais informações
Visite-nos em www.ciiwa.pt, contacte-nos através de geral@ciiwa.pt e/ou ligue o 962734875