Press Releases

11º Girls in ICT Day, comemorado no evento "À conversa com...as mulheres d(n)a Cibersegurança"

Abril de 2022


A CBS | ISCAC e o She Leads Tech do ISACA Lisbon Chapter associam-se às comemorações do 11.º Girls in ICT Day, homenageando as alunas em tecnologias e jovens diplomadas e profissionais da área.

A % de alunas na Licenciatura em Informática de Gestão na CBS | ISCAC é de 15,08% (27 alunas em 179 matriculados), sendo que há mais alunas no 3.º ano (22,86%) e menos no 2.º(apenas 13,79%).
Estes dados são ainda menos animadores do que os da União Europeia, onde 17% de todos os estudantes de TIC são raparigas. Há hoje menos jovens interessadas nesta área do que na década de 80.

Apenas 14,4% dos profissionais das áreas tecnológicas em Portugal são mulheres (média da EU é de 17,7%).
Continua a desigualdade salarial e a iniciativa InCODE 2030 prevê que não se resolva até 2030: as mulheres em TIC ganham menos 19% do que os homens e atingem menos posições de liderança.
Estes não são apenas os números das mulheres: são os números da sociedade onde as jovens têm poucos role models inspiradores.

A CBS|ISCAC, em conjunto com o ISACA Lisbon Chapter e com a DSPA, tem dinamizado iniciativas no sentido de contrariar estes números e inspirar jovens a seguir estas áreas.
Nesse sentido, contamos com a vossa participação no próximo evento online, dia 4 de Maio às 17H30: “À conversa com …as mulheres d(n)a Cibersegurança".

Para acompanhar as atividades do ISACA Lisbon Chapter e contactar connosco pode consultar os nossos canais:
- WebSite: https://engage.isaca.org/lisbonchapter/home
- Linkedin: www.linkedin.com/company/isaca-lisbonchapter/
- Facebook: www.facebook.com/isacalisbon
- email: info@isaca-lisbon.org

6ª Conferência Internacional ISACA Lisbon Chapter

Março de 2022


A Conferência de 2021 realizada a 26 de Novembro de 2021 em modelo remoto e integrada na semana de conferências IDC Digital Innovation Connection possibilitou a partilha de experiências e conhecimento da ISACA relativa ao tema “Sustainable Digital Economy based on Emergent Technologies: Risks and Opportunities”.

O tema foi escolhido pela sua relevância e relação com os pilares estratégicos da sustentabilidade ao nível do Ambiente, Dimensão Social, Criação de valor, Governance e Tecnologia. Como tal, a Conferência permitiu partilhar casos de aplicabilidade dos domínios de Auditoria, Risco, Governação, Gestão, Cibersegurança e Conformidade em sistemas e tecnologias de informação, aplicados em nome da Sustentabilidade Digital.

A conferência teve a participação de centena e meia de pessoas, associadas e não associadas da ISACA, que tiveram oportunidade para ouvir nove oradores nacionais e internacionais com particular destaque para a Secretária de Estado do Ambiente, Drª Inês dos Santos Costa, e Chief Global Strategy Officer at ISACA, Chris Dimitriadis entre outros oradores que nos honraram com a sua participação.

Considerando que a conferência foi realizada num modelo online com gravação das várias intervenções, foi possível aos interessados voltar a ouvir as intervenções após o dia 26 de Novembro de 2021.

No seguimento da conferência online e período pós-conferência, os participantes votaram em maioria na intervenção da Karen Walsh para o prémio ILC Bruno Horta Soares para Best Speaker da 6ªConferência ISACA Lisbon Chapter.

Karen Walsh é Founder & CEO da Allegro Solutions e apresentou o tema “Cybersustainability: Applying Environmental Sustainability to Digital Infrastructures”, sendo uma dinamizadora da relação entre Cibersegurança e Sustentabilidade.
https://www.linkedin.com/in/geekykaren/



Contamos com a participação de todos para a 7ªConferência ISACA Lisbon Chapter a realizar em 2022 e que esperamos que seja um sucesso ainda maior num crescendo de partilha de conhecimento e experiências internacionais nos domínios ISACA de Auditoria, Risco, Governação, Gestão, Cibersegurança e Conformidade em sistemas e tecnologias de informação.

CIIWA e ISACA debateram desafios do presente e futuro da cibersegurança

SEGURANÇA

CIIWA e ISACA debateram desafios do presente e futuro da cibersegurança
Lisboa, 25 de junho de 2019 - Academia Militar

A confiança no mundo digital, a segurança da informação e a nova estratégica nacional para a cibersegurança, foram alguns dos temas debatidos no evento realizado pela CIIWA e pelo ISACA Lisbon Chapter, numa sessão que celebrou a parceria entre as duas organizações.

 

 

Mais de meia centena de pessoas, associados e não associados, participaram ativamente no evento “Session Ciber. Desafios & Parceria de Futuro”, promovido e organizado em conjunto pela CIIWA e pelo ISACA Lisbon Chapter, e que debateu os desafios do presente e do futuro da cibersegurança, como a soberania e segurança da informação nas organizações nacionais.
O evento celebrou ainda a parceria entre as duas organizações associativas, a qual foi estabelecida no final de junho. “A realização de eventos, como este, e a promoção de ações de formação complementares que acrescem valor às organizações e aos participantes, são dois dos principais eixos de atuação que materializam a parceria”, salientaram as organizações.
 
Realizado nas instalações da Academia Militar, parceiro da CIIWA, o evento iniciou-se com a intervenção de Bruno Marques, vice-presidente da Direção da CIIWA, que destacou a importância desta parceria, e convidou os presentes à reflexão de temáticas atuais e pertinentes como o pensamento sistémico, o valor da informação e as vantagens competitivas para as organizações, bem como a relevância da liderança colaborativa.
Por seu lado, Gonçalo Cadete, vice-presidente do ISACA Lisbon Chapter, destacou as áreas que poderão fazer crescer esta parceria, dando a conhecer a realidade do que é hoje esta organização, a nível nacional e mundial, os seus objetivos e prioridades e sobretudo os domínios de atuação, com destaque para a ferramenta COBIT.



CIBERSEGURANÇA
A sessão prosseguiu com a intervenção (keynote) de Paulo Moniz (Diretor de Segurança da Informação da EDP/CISO Deputy e membro da Direção da CIIWA), que centrou a sua apresentação no que considerou ser verdadeiramente novo neste domínio: “a confiança no mundo digital”, que importa ser trabalhada pelas diferentes organizações, independentemente da sua dimensão e do sector a que pertencem.
A segunda intervenção (keynote) pertenceu a Nuno Perry, Membro do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço e também membro da Direção da CIIWA, tendo apresentado uma reflexão em torno da nova estratégia de cibersegurança 2019/2023,
recentemente publicada em Diário da República. Salientou, nomeadamente, a necessidade de serem desenvolvidos vínculos e realizados compromissos políticos entre os diversos atores para a sua implementação.
A sessão terminou com um debate com a participação de Paulo Moniz, Nuno Perry e Gonçalo Cadete, ao qual se juntou Bruno Horta Soares, presidente do ISACA Lisbon Chapter. Moderado por Idalécio Lourenço, membro da Direção da CIIWA, o debate teve a participação muito ativa da mesa de oradores, bem como dos participantes na assistência.
 
OUTROS DESAFIOS
A governação da cibersegurança, o recurso ao outsourcing, a gestão de crises no ciberespaço, a definição e âmbito do que são Serviços Essenciais (e Operadores de Serviços Essenciais) e a distinção entre Infraestruturas Críticas de Informação e Infraestruturas Críticas, foram alguns de entre outros temas que mereceram a intervenção da mesa e dos participantes.
 
SOBRE A CIIWA
Criada em 2008, e contando com cerca de 300 associados, a Competitive Intelligence & Information Warfare Association (CIIWA) é uma associação civil, sem fins lucrativos, cujo objetivo primordial é o desenvolvimento de uma comunidade e de uma rede de conhecimento entre entidades, especialistas e consumidores interessados nestas temáticas. Tem por missão promover o estudo, a discussão e a divulgação das temáticas de Competitive Intelligence e da Guerra de Informação. Pretende ainda contribuir para a sua evolução na perspetiva de aplicação para fins de desenvolvimento económico e social.
 
SOBRE O ISACA LISBON CHAPTER
Desde 2010 em Portugal, o ISACA Lisbon Chapter conta atualmente com mais de 200 membros e cerca de 170 profissionais certificados, incluindo CISA, CISM, CRISC, CGEIT e CSX. Em termos mundiais conta com cerca de 140.000 membros distribuídos por 180 países.
 
Para mais informações
Visite-nos em www.ciiwa.pt, contacte-nos através de geral@ciiwa.pt e/ou ligue o 962734875