COBIT 5

Certificado COBIT5

O Certificado COBIT5 está baseado na estrutura do Framework COBIT 5 para governança e gestão corporativa de TI. O modelo COBIT5 é composto por um conjunto de guias e práticas usualmente adotadas, inspiradas na liderança de pensamento global e ferramentas inovadoras para incentivar o sucesso dos negócios.

O Certificado COBIT5 está organizado em três modalidades (Níveis de Certificado conforme a sua complexidade):

COBIT5 Foundation

Esse certificado é denominado “Fundamentos”. O COBIT5 Foundation demonstra que os profissionais entendem os problemas de governança e gerenciamento de TI que as organizações enfrentam atualmente e sabem como usar o Framework COBIT5 para responder a esses desafios.

Os profissionais certificados COBIT5 Foundation usam os elementos do COBIT5, na prática, e estão preparados para as aplicações recomendadas pelo COBIT 5 para projetos em toda a empresa.

COBIT5 Implementation

Esse certificado é denominado “Implementação”. O COBIT5 Implementation demonstra que os profissionais possuem conhecimento para aplicar todos os elementos do COBIT 5 em toda a empresa sob uma abordagem para implementar a Governança da Tecnologia da Informação Empresarial (GEIT) com base em um ciclo de vida de melhoria contínua.

Os profissionais certificados COBIT5 Implementation demonstraram o entendimento de como o COBIT 5 deve ser adaptado para atender às necessidades específicas de uma empresa.

COBIT5 Assessment

Esse certificado o denominado “Avaliação”. O COBIT5 Assesssment demonstra que os profissionais dominaram o entendimento de como realizar uma Avaliação de Capacidade de Processo Formal e como ela pode ser usada para habilitar objetivos de negócios, priorizar iniciativas de melhoria, bem como identificar oportunidades para melhorar a governança e o gerenciamento de ativos de TI.

Os profissionais certificados COBIT5 Assessment, por meio da avaliação da capacidade dos processos, garantem a implementação de controles mais confiáveis sobre os processos internos e fornecem às partes interessadas uma linha clara de visão dos recursos do processo, permitindo que os líderes de TI redirecionem ou liberem recursos - da entrega de serviços ao projeto e implementação de processos de negócios transformados, habilitados por tecnologia da informação e transformados para prover inovação e agregar valor para a empresa.