História

A ISACA mundial foi constituída por pessoas em busca de uma fonte centralizada de informações e orientações no, então, crescente campo de controles de auditoria de sistemas computacionais.

Inicialmente conhecida como uma Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação (tradução de Information Systems Audit and Control Association – ISACA), atualmente sua sigla reflete um amplo leque de profissionais de governança e gestão de informação e tecnologia, contando mais de 95.000 membros, que vivem e trabalham em mais de 160 países, sejam auditores, consultores, educadores, profissionais de segurança, reguladores, diretores de informação e gestores. Alguns são novos na área, outros ocupam níveis de gestão intermediária ou postos mais elevados em suas organizações, trabalham em quase todas as categorias da indústria, incluindo financeira e bancária, serviços contabilidade, setor público, comércio e manufatura. Esta diversidade permite que os membros aprendam uns com os outros, intercambiando pontos de vista muitas vezes divergentes sobre uma variedade de assuntos profissionais – o que é considerado um dos pontos fortes da ISACA.

ISACA Capítulo Brasília

Constituído em novembro de 2008, o Capítulo Brasília, afiliado à Associação internacional, é uma entidade sem fins lucrativos e independente de qualquer outra associação, empresa ou entidade. As fontes de recursos, finanças e suporte financeiro são baseados em taxas pagas pelos afiliados, doações e patrocínios. Com foco nos campos interrelacionados de governança e gestão de informação e tecnologia, auditoria de sistemas de informação, segurança da informação, controle e conformidade, os objetivos do Capítulo são:

  • Promover a educação e expandir o conhecimento e as habilidades de seus membros;
  • Encorajar o compartilhamento aberto de técnicas, metodologias e estratégias para a resolução de problemas;
  • Promover comunicação adequada para manter os membros informados sobre os eventos;
  • Comunicar aos gerentes, auditores, universidades e profissionais de sistemas de informação a importância de estabelecer controles para garantir a adequada governança e gestão de informação e tecnologia e a efetiva organização e utilização estratégica de recursos de TI;
Promover certificações profissionais da ISACA.